DO USO E COSTUME

 

Art. 59º - A igreja CONGREGAÇÃO CRISTÃ APOSTÓLICA tem suas atividades espirituais (cultos) dentro de padrões e de regras estabelecidas em Assembléia Geral Ordinária. Fica declarado que essas regras e padrões não são mandamentos da Palavra de Deus, e sim, normas e rituais que satisfazem as idéias do grupo CCA quanto à Adoração Divina, podendo circunstâncias acontecer dentro de qualquer regra definida. Os cultos bem como os costumes terão seus seguintes padrões:

 

a) Culto normal: Abertura com hinos, oração, hinos, apresentações, liberdade do Espírito Santo (testemunhos, louvores, ensinamentos leitura de salmos), mensagem da Palavra, oração de agradecimentos, hinos e encerramento.

 

b) Batismo: Abertura com hinos, oração ministerial, hinos, apresentações, mensagem da Palavra, recomendações, hinos (enquanto o batizador se troca), batismo, ensinamentos, oração de agradecimentos, hinos e encerramento.

 

c) Santa Ceia: Abertura com hinos, oração ministerial, hinos, apresentações, ensinamento, mensagem da Palavra, liberdade para reconciliação e reconsideração, hinos para a ocasião, oração do pão e cálix, santa ceia, oração de agradecimentos, hinos e encerramento.

 

d) Culto de louvor: Abertura com hinos, oração, hinos, apresentações, louvores, mensagem da Palavra, oração de agradecimentos e encerramento.

 

e) Reuniões ministeriais e assembléias: Abertura com hinos, oração, mensagem da Palavra, assuntos, oração de agradecimentos, hinos e encerramento.

 

Parágrafo único - Os hinos no culto de Santa Ceia serão indicados pelo irmão que preside.

 

Art. 60º - Véu – As mulheres da CONGREGAÇÃO CRISTÃ APOSTÓLICA têm, nos cultos e nas reuniões espirituais, o costume do uso do véu sobre suas cabeças, conforme 1º Cor. 11. Porém fica claro e entendido que não há registro algum nas Escrituras Sagradas além deste capítulo, que faça referência ao mesmo; e não consta nos Evangelhos nenhuma citação de Jesus quanto ao uso do mesmo; por essa razão a CCA não discrimina as demais denominações pelo não uso do véu.

 

§ 1º – O véu até o dia de hoje é um costume oriental, usado como lei, publicamente nas ruas e não somente na igreja. A igreja física organizada pelos homens, só veio a surgir quase (03) três séculos após o ensino de Paulo.

 

§ 2º - Seria muita presunção e pretensão alegar que as mulheres somente serão ouvidas por Deus, com véu sobre suas cabeças e que somente um pequeno grupo de alguns milhões serão salvos pelo uso do véu quando existem milhares de milhões em todo mundo que não aderiram a esse costume e no entanto servem o mesmo Deus que nós.

 

§ 3º - As mulheres da CCA são livres para orar ou profetizar com o véu, porém não devem radicalizar esse costume para que a semente do fanatismo não venha a gerar a tão condenada acepção em relação à outras irmãs de outras denominações.

 

Art. 61º - Ósculo santo – Devido ser uma prática muito usada entre Jesus e os discípulos e mais tarde entre a igreja primitiva, a igreja CONGREGAÇÃO CRISTÃ APOSTÓLICA também faz uso dessa saudação fraterna, porém irmãos com irmãos e irmãs com irmãs.

 

Art. 62º - Unção - A igreja CONGREGAÇÃO CRISTÃ APOSTÓLICA acredita no pleno poder da Unção conforme Tiago 5: 13-15. Qualquer membro que esteja apto, poderá proceder a unção, porém na igreja a prática será procedida sempre primeiramente pelo corpo ministerial (ancião, presbítero, diácono e diaconisa). A unção será com azeite da seguinte forma:

 

a) Nos enfermos: com óleo sobre a cabeça.

b) Nas ordenações: Com óleo sobre a cabeça, somente pelo ancião presidente.

 

Art. 63º - Oração - A igreja CONGREGAÇÃO CRISTÃ APOSTÓLICA concorda que não há mandamento específico quanto a posição da oração, porém conservará a tradicional postura de se ajoelhar em todos trabalhos espirituais já no cumprimento antecipado de Filipenses 2: 9-10.

 

Art. 64º - Vestes - A igreja CONGREGAÇÃO CRISTÃ APOSTÓLICA estará sempre ensinando seus membros a importância de se ataviarem de forma modesta, no objetivo de preservar a identidade interior e exterior que sempre foi o retrato do povo de Deus.

 

Parágrafo único – Os ministrantes da Palavra, não por mandamento, mas por costume e uniformidade; conservará o traje social.

 

Art. 65º - Saudação – Toda saudação cristã tem seu valor espiritual e deve ser aceita.

 

Art. 66º - Orquestra – A igreja CONGREGAÇÃO CRISTÃ APOSTÓLICA, de modo geral; tem a liberdade de formarem músicos para o trabalho do louvor, porém tanto o maestro quanto o profissional do instrumento, estarão enquadrados e sujeito ao § 1º do Art. 2º e ao § 1º do Art. 7º deste Estatuto.

 

§ 1º – Somente o maestro ou ministro entendido na área musical responderá e responsabilizará pela orquestra.

 

§ 2º - A orquestra poderá ser composta por homens e mulheres.

 

§ 3º - A nível de uniformidade e conjunto, somente os domésticos da CCA, poderão se filiar a orquestra.